sexta-feira, 20 de junho de 2014

Poesia Viva em Serra do Carmo

Projeto Poesia Viva Lança livros  em distrito de Mariana - Serra do Carmo

Autores aldravistas autografam na Comunidade de Serra do Carmo

Projeto Poesia Viva na Serra do Carmo
O projeto “Poesia Viva - A poesia bate à sua porta” distribuiu 300 livros no distrito de Serra do Carmo no dia 17 de maio de 2014. A ação foi realizada na Escola Municipal de Serra do Carmo no dia da “Família na Escola”, com apoio da Secretaria de Educação de Mariana. Idealizado pela ex-aluna da UFOP, Andreia Donadon Leal, o projeto existe desde 2009 e já distribuiu 24 mil livros para comunidades. A ação consiste em bater na porta da casa das pessoas e ler poesias, contos, crônicas e distribuindo livros gratuitamente, a fim de estimular o hábito de leitura.
Segundo o professor de Jornalismo da UFOP, José Benedito Donadon-Leal, o projeto é importante para defender uma proposta de democratização da leitura, capaz de atingir as mais diversas classes sociais: "Chegamos aos mais diferentes sujeitos e grupos sociais, ampliando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com sua família para ler uma história, um poema, um texto, um causo". O professor também acredita que a ação aproxima a comunidade da Universidade: “O autor-acadêmico, tendo contato com a comunidade, faz com que a distância entre autor e leitor seja rompida, tira a frieza do livro e acaba com o mito de que a Academia é composta por intelectuais inatingíveis”.
Andreia diz que, desde o início, o projeto tem o intuito de incentivar a criação de pequenas bibliotecas familiares que servirão de apoio fundamental na criação do hábito de leitura e do apreço ao livro. Para ela, fazer a distribuição dos livros no dia da "Família na Escola" é importante para contribuir com este processo.
Além de entregar livros para toda comunidade da Serra do Carmo, os autores do projeto foram brindados com belíssimas apresentações musicais e literárias dos alunos do 1º a 9º ano que realizaram declamações, leituras de crônicas, contos e releituras das obras aldravistas. Os autores das obras, com apoio e parceria da Secretária Municipal de Educação de Mariana, Beth Cota, lançaram uma coleção de seis livros inéditos do kit do projeto. Dos seis livros, dois foram editados para crianças, Os Quatro meninos de Andreia Donadon Leal e As crianças que ainda somos de Gabriel Bicalho, e quatro livros para todas as idades: João-sem-braço, contos de J. B. Donadon-Leal; Algo nas Nuvens, poesia de J.S. Ferreira; Brevidades, crônica, e Megalumens, aldravia, de Andreia Donadon Leal.


Mães, alunos e professores prestigiaram o evento

O Diretor Rogério comandou a festa

A Secretária de Educação de Mariana, Elizabeth Cota, incentiva a participação da comunidade
na vida escolar


Andreia Donadon Leal fala sobre o Projeto Poesia Viva

J. B. Donadon-Leal fala da importância da leitura na formação das pessoas

Gabriel Bicalho fala da poesia na formação integral do ser humano

Alunos expuseram biografias dos autores aldravistas

Familiares dos alunos da Escola da Comunidade de Serra do Carmo receberam livros

Alunos fizeram apresentações musicais em homenagem às mães e aos autores aldravistas

Comunidade recebe livros

Autores autografam para alunos e familiares

Alunos fizeram Galeria de Artes com reproduções de ilustrações dos livros

Diretor da Escola com os poetas na Galeria de Arte

Mães recebem livros


Fila para recebimento de livros


Mães e professores escolhem seus livros


Mães recebem livros


Mães recebem livros


Direito de escolha


Secretária de Educação e poetas com a comunidade


Ao final alunos já se colocaram à sombra de uma árvore para ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário