terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ALUNOS da E.E.DR. GOMES FREIRE LANÇAM LIVRO NO SESI-MARIANA

Andreia Donadon Leal, Jacqueline Antunes e Gabriel Bicalho
Andreia Donadon Leal, Diretora Magda Lúcia A. Pereira e J.S.Ferreira
Apresentação dos alunos
Livros

Apresentação de alunos - declamação


ALUNOS da E.E.DR. GOMES FREIRE LANÇAM LIVRO
NO SESI-MARIANA

No dia 13 de fevereiro de 2012, alunos da Escola Estadual Dr. Gomes Freire lançaram o livro "Biblioteca ao vivo e em cores - formação de leitores na escola", organizado pela educadora e bibliotecária, Jacqueline Antunes, ilustração de Maria das Neves Vieira Simões, no auditório do SESI de Mariana.
A E.E. Dr. Gomes Freire realizou ao longo de 2011, muitos projetos de incentivo à leitura com os alunos, como: "O carnaval de Mariana - Hoje e Ontem"; "Banquete Literário"; "Primavera de Alphonsus"; "Todo Dia é Dia de Livro: Contos de Fadas"; "A importância das Ilustrações no Livro de Literatura Infantil"; "Todo Dia é Dia de Consciência Negra";"Sala de Literatura - Diálogo de Poetas: Cecília Meireles e Vinícius de Moraes".
Os projetos desenvolvidos foram realizados com organização, dedicação, parcerias com instituições e pessoas, que resultaram em produções de grande qualidade.
"O livro publicado é um grande sonho; sonhado às escondidas, segredo tão segredável que não podia ser partilhado", segundo a organizadora Jacqueline Antunes, que alunos, direção, professores e pais compartilham, na festa de lançamento, as ricas experiências literárias, e que os textos inspirem novos textos, novos autores e outros projetos.
A Escola Estadual Dr. Gomes Freire, através da Diretora Magda Lúcia Alves Pereira, e a educadora Jacqueline Antunes, receberam a Medalha de ouro da Presidente do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais, Andreia Donadon Leal, pelo relevante trabalho na área cultural e educacional em Mariana, no ano de 2011.


Homenagem do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de MG

Por: Andreia Donadon Leal

Segundo um dos maiores estudiosos da Leitura, da Literatura e do Livro, professor da Universidade de Nova York, Dr. HAROLD BLOOM, “a literatura é um exercício de paixão”.
Para ele “nos dias de hoje, a informação é facilmente encontrada; tudo nos chega de forma tão rápida e fácil, que podemos saber o que se passa em outro extremo do mundo com o simples clicar no Mouse”... Mas, para ele, a pergunta crucial é: ONDE ESTÁ A SABEDORIA?
Há inúmeras respostas que poderíamos dar, para a questão levantada por Harold Bloom, como por exemplo:
- a sabedoria está no cérebro e no coração da escola.
- a sabedoria está nas pessoas mais experientes e idosas.
- a sabedoria está nos intelectuais.
- a sabedoria está nos mestres...
Estas são respostas plausíveis e de certa forma, aceitáveis, mas, ONDE ESTÁ A SABEDORIA? Há lugar específico para encontrar o elixir dos grandes pensadores, dos grandes mestres e dos inventores, que deixaram importantes contribuições para gerações vindouras?
Talvez, haja resposta madura, para questão levantada por Harold Bloom:

a sabedoria está na LEITURA, NO LIVRO E NA LITERATURA.

Pois eles, LEITURA, LIVRO E LITERATURA, são instrumentos mais benéficos que conhecemos até HOJE, para o enriquecimento intelectual, para o conhecimento de outros mundos, de outras vidas, de outras experiências, etc.
Por isto, estamos aqui hoje, no auditório do SESI de MARIANA, juntamente com a Escola Estadual Dr. Gomes Freire, direção; educadora, bibliotecária e idealizadora do Livro: Biblioteca ao Vivo e em Cores – Formação de leitores na Escola, JACQUELINE ANTUNES, educadores, alunos, pais e convidados, através do INBRASCI-MG, para homenagear e aplaudir o PROJETO de Incentivo à Leitura, à Literatura e ao Livro deste estabelecimento de ensino.
Friso: Projeto de Leitura que envolveu diversos segmentos da escola e teve seu ponto de partida na ESCOLA.
Para mim, nada é mais primoroso e significativo, do que ver o ponto APOTEÓTICO de um Projeto de Incentivo à Leitura, com LANÇAMENTO de PRODUÇÃO DOS ALUNOS, em forma de LIVRO.
Projeto de Leitura não é apenas o ato de ler estórias para alunos, convidar autores da região para entrevistas, ou divulgar trabalho e ilustrações dos alunos em murais da escola, para criar o gosto pela leitura. Estes são o início do caminho, de uma longa trajetória.
Hoje, dia 13 de fevereiro de 2012, é possível constatar o brilhantismo da iniciativa da educadora JACQUELINE ANTUNES, dos alunos, dos professores, da direção, da ilustradora, dos funcionários e dos pais, que trabalharam para que a produção textual destes educandos fosse editada! Dessa forma, podemos constatar que a ESCOLA ESTADUAL DR. GOMES FREIRE ultrapassou o “básico” e o “fundamental”, de um projeto de incentivo à leitura.
Por isto, CONVIDO a IDEALIZADORA do LIVRO: BIBLIOTECA AO VIVO E EM CORES – formação de leitores na Escola; Jacqueline Meire Antunes Jorge, Marianense, pedagoga, com experiência de mais de duas décadas em sala de aula, atuando desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, em escolas públicas e particulares, para receber a Medalha de Ouro e Diploma de Mérito Cultural e Educacional de 2011, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
Convido também a Diretora Magda Lucia Alves Pereira, da Escola Estadual Dr. Gomes Freire, estabelecimento de ensino criado em 31 de dezembro de 1964; hoje com seiscentos alunos matriculados em 24 turmas, de 1° ao 5° ano e com 2 salas de Recursos que atende alunos com necessidades especiais, da escola e de outros estabelecimentos de ensino, para receber a Medalha e Diploma de Mérito Cultural e Educacional do INBRASCI-MG, por ter obtido um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade de Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário