sexta-feira, 22 de abril de 2011

Idealizadora do Poesia Viva - a poesia bate à sua porta recebe Medalha da Inconfidência

Presidente Dilma Rousseff, Governador Anastasia e laureados
José Bento Teixeira Salles (Membro da Academia Mineira de Letras) e Andreia Donadon Leal


Idealizadora do Projeto Poesia Viva- a poesia bate à sua porta recebe Medalha da Inconfidência




Vejam depoimento publicado na Agência de Minas:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/entrevista/1512-depoimentos-de-agraciados-na-solenidade-de-entrega-da-medalha-da-inconfidencia

O Governador do Estado de Minas Gerais, ANTONIO ANASTASIA, por meio de decreto, concedeu à artista plástica, escritora do movimento aldravista e ex-aluna da UFOP, Andreia Donadon Leal, a Medalha da Inconfidência. A solenidade de agraciamento foi realizada no dia 21 de abril de 2011, quinta-feira, na Praça Tiradentes em frente ao Museu da Inconfidência na cidade de Ouro Preto/MG. A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.
A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado deTiradentes), em Ouro Preto.
Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
A presidenta da República Dilma Rousseff foi uma das agraciadas com a medalha da Inconfidência deste ano, no grau Grande Colar.
No total foram entregues 62 medalhas no grau Grande Medalha, 88 Medalhas de Honra e 100 no grau Medalha da Inconfidência.
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, cresceu em Santa Bárbara-MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura & Criação pelo SENAC-MG e Mestranda em Letras – Literatura – Cultura & Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa (Dissertação de Mestrado: Aldravismo – Primeiro Movimento Mineiro do Século XXI). É ilustradora, Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes e Membro da Comissão Editorial. Escreve contos, poemas, crônicas e ensaios no Jornal Aldrava Cultural desde 2002. Colabora também com o Jornal Linguagem Viva – São Paulo, Jornal de Letras (RJ), Jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte) e Jornal Ponto Final (Mariana). Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara e teve aulas presenciais com o artista plástico Antonio Gualda, em Granada (Espanha). Desenha e pinta desde a adolescência. Idealizadora e Coordenadora do Projeto Poesia Viva – a poesia bate à sua Porta – Projeto Vencedor do Prêmio VivaLeitura 2009– Mec/Minc. Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; Presidente da Academia de Letras do Brasil de Mariana e Governadora do InBrasCI-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário