domingo, 7 de novembro de 2010

I Mostra Literária das Escolas Municipais de Mariana







Apresentação da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana

Apresentação de alunos - Infantil


Entrega de prêmios a Educadores e Educandos


Obra de Gabriel Bicalho é estudada pelos alunos da EJA - E.M. Monsenhor Cota

Apresentação - Escolas Municipais

Feira do Livro


Público


Doação de 700 livros dos poetas aldravistas à Secretaria de Educação


I MOSTRA LITERÁRIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARIANA


A prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria de Educação e de Cultura, realizou no período de 04 a 06 de novembro, no Centro de Convenções, a 1ª Mostra Literária das Escolas Municipais de Mariana.
O objetivo da Mostra, segundo o Secretário de Educação, Marciano Ramos, é o de estreitar a relação entre os alunos e a literatura, aproximando-os dos autores brasileiros consagrados e dos autores locais. As 34 instituições de ensino, entre creches, escolas de nível fundamental, médio e EJA, Educação de Jovens e Adultos, participaram da Mostra, apresentando peças teatrais, declamando poesias, produções literárias dos alunos e trabalhos sobre a vida e a obra de escritores da região.
A abertura da programação no dia 04 de novembro, contou com a Palestra “Como ensinar seu aluno a aprender, inclusive a ler, com o educador Hamilton Werneck. No dia 05 de novembro, foram proferidas as palestras: “Avaliação escolar: acerto de contas ou momento de aprendizagem”, com Vasco Moretto e “300 anos da Câmara de Mariana”, com Fernanda Trindade.
No dia 06 de novembro, foi realizada a abertura da mostra de trabalhos das Escolas Municipais; visita aos Estantes e diversas apresentações literárias. Foram distribuídos 1000 kits de livros para os alunos presentes, parceria da Prefeitura de Mariana com o Projeto do Itaú Social; e 700 exemplares de livros dos poetas aldravistas, para todos os Professores das Escolas Municipais de Mariana, parte do projeto “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta”, Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2009, do Mec/Minc, patrocinado pela Fundação Santillana. O “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta” foi idealizado pela Diretoria de Projetos Culturais da Associação Aldrava Letras e Artes, mantenedora do Jornal Aldrava Cultural e da Editora Aldrava Letras e Artes, responsável pelo maior fluxo de produção e divulgação de literatura de Mariana, que comemorou no dia 06 de novembro de 2010, 10 anos de vida.
O Presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque Camêllo, a Presidenta da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana, Águida dos Anjos e a Presidenta da Academia de Letras do Brasil de Mariana, Andreia Donadon Leal, falaram sobre os objetivos e funções das Academias implementadas e em pleno funcionamento em Mariana, e da importância das Entidades Literárias, para os setores da vida cultural da primeira cidade de Minas, da história das letras e das artes, em suas variadas formas de expressão.
No final das apresentações das escolas, a Professora Emérita da UFOP, Hebe Maria Rôla Santos, ocupante da cadeira de número 05, na Academia de Letras do Brasil de Mariana, cujo patrono é o poeta Alphonsus de Guimarães, foi homenageada com a Medalha e a Placa de Mérito Educacional pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mariana, pelos relevantes serviços prestados à Educação.
A Feira de Livros ficará no Centro de Convenções no período de 03 a 08 de novembro, de 9h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário