domingo, 13 de setembro de 2009

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CLUBE OSQUINDÔ DE PASSAGEM INAUGURA OSQUINDOTECA

Donadon, Águeda, Hebe Rôla, Andreia Donadon Leal e Elke Pena
Leitura com as crianças

Entrevista

Doação de livros Belas Bailarinas e Jenipapo (Clesi)


Grupo Teatro Distrito de Monsenhor Horta


Professora Hebe Rôla, Madrinha da Osquindoteca


Crianças com Andreia Donadon Leal - momento de leitura


Momento de leitura na Osquindoteca


Doação de livros pelos poetas do Jornal Aldrava Cultural e InBrasCI-MG


ASSOCIAÇÃO CULTURAL CLUBE OSQUINDÔ DE PASSAGEM INAUGURA OSQUINDOTECA
A Associação Cultural Clube Osquindô e a Casa do Godofredo inauguraram no último dia 13 de setembro de 2009, a Biblioteca Comunitária de Passagem de Mariana. O evento reuniu a comunidade do Distrito, educadores, promotores culturais, poetas e crianças. Nesse dia aconteceu a Invasão Literária, momento de leitura de história e poesias e apresentação dos alunos de Teatro do Distrito de Monsenhor Horta, projeto "Cláudio Manoel da Costa".
Com a criação da Osquindoteca, o pequeno porão da Casa do Godofredo irá abrigar um grande projeto. O porão foi transformado em um magnífico espaço de atuação cultural e literária contínua, voltado para as crianças e educadores do Distrito de Passagem de Mariana.
O objetivo da Osquindoteca é o desenvolvimento da leitura e o fomento à formação continuada de educadores, no campo da arte-educação. Para isto, a Osquindoteca irá constituir e disponibilizar um acervo no campo da literatura infanto-juvenil, dos brinquedos e das artes em geral, além de realizar um conjunto de ações, como oficinas, mostras, palestras, exibições de filmes, encontros, etc.
A Osquindoteca escolheu a Professora Emérita da UFOP, Hebe Rôla, para ser madrinha do espaço literário. A homenagem se deve ao exemplo inspirador de uma vida dedicada à vivência e ao cultivo das tradições culturais, das artes e da educação e contribuição profícua da educadora com a cidade de Mariana.
O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais e a Aldrava Letras e Artes doaram dicionários inglês-português, gramáticas, livros de haicais (do escritor J.B.Donadon-Leal) e poesias (do poeta Gabriel Bicalho e Andreia Donadon Leal), exemplares do Jornal Aldrava Cultural, inúmeros livros de histórias e poesias infanto-juvenil de diversos autores, destacando os do Projeto Giro-Lê do Clube de Escritores de Ipatinga (Livro Jenipapo de J.S.Ferreira e Belas Bailarinas de Marília Siqueira), um vídeo cassete e uma coleção de inglês Walt Disney (curso completo de inglês para crianças), doados pela Governadora do InBrasCI-MG e Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes, Andreia Donadon Leal.
No dia 18 de setembro, às 13h, os poetas do Jornal Aldrava Cultural farão a oficina "Nas Sendas Brasileiras dos Haicais", para a meninada de Passagem de Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário