domingo, 26 de julho de 2009

POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL RECEBERAM O KIT DO PONTO DE LEITURA- I CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS – MEC-MINC




POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL RECEBERAM O KIT DO PONTO DE LEITURA- I CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS – MEC-MINC


No dia 24 de julho de 2009, a Diretora de Projetos Culturais do Jornal Aldrava Cultural, Andreia Donadon Leal, na cidade de Mariana – MG, recebeu o Kit do Ponto de Leitura – iniciativa selecionada no I Concurso de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis – do MeC e do MinC, com o projeto apresentado “Poesia Viva com os Poetas do Jornal Aldrava Cultural”.
Os poetas do Jornal Aldrava Cultural: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B. Donadon-Leal, Hebe Rôla e Andreia Donadon Leal, realizam trabalhos de incentivo à leitura desde o ano de 2004 na cidade de Mariana e outros estados do Brasil. Os projetos de Incentivo à Leitura envolvem crianças, jovens, adultos, idosos, alunos, professores, acadêmicos e produtores culturais em uma abrangente teia de leitura com série de encontros, conversas, apresentações públicas em saraus, projeção de vídeo-poemas nas cidades mineiras de Mariana, Ipatinga, Santa Bárbara, Belo Horizonte, alunos da Escola Viva de São Paulo e alunos de escolas públicas da cidade. Inicialmente com intuito de auxiliar no processo de Letramento com inserção dos poetas do Jornal Aldrava Cultural no ambiente escolar na cidade de Mariana (MG) a partir do ano de 2004, multiplicou-se para outras entidades nos estados, com objetivo de levar a poesia não só para o espaço escolar, mas para outras localidades.
Os projetos selecionadas no I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis no Brasil - estão recebendo seus kits, que contém em média 650 livros (livros de literatura, dicionários, infantis, enciclopédias, gramáticas, CDs e DVDs) fazem parte da biblioteca , mobiliário e computador, além de centenas de gibis da Turma da Mônica, fruto de doação de três milhões de revistinhas pela Maurício de Sousa Produções e Editora Globo, em dezembro do ano passado. Os Pontos de Leitura são iniciativas e projetos relevantes de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros. O secretário substituto de Articulação Institucional e diretor do Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos Piúba, explica que “a partir de agora, por meio dos editais estaduais, será possível ter uma abrangência nacional mais adequada, selecionando projetos de pessoas físicas e jurídicas, que receberão prêmio de R$ 20 mil para investirem em acervos e atividades que estimulem e qualifiquem a leitura”. Atualmente, os kits estão armazenados na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e serão transportados para todo o Brasil em caminhões da empresa contratada pela instituição. De todos os Pontos de Leitura selecionados 204 estão no Sudeste, 188 no Nordeste, 48 no Sul, 30 no Centro-Oeste e 44 no Norte, sendo que 175 são oriundos dos Territórios da Cidadania.
Acompanhem os projetos desenvolvidos pelo Jornal Aldrava Cultural, acessando a página na internet:
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm




2 comentários:

  1. parabéns e vida longa para todos os leitores.
    www.bandodaleitura.blogspt.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. O Projeto Leitura Como Fonte de Lazer e Conhecimento recebeu hoje o Kit Videira SC

    ResponderExcluir