terça-feira, 7 de julho de 2009

ESCOLA ESTADUAL DOM BENEVIDES COMEMORA 100 ANOS DE FUNDAÇÃO

Pátio interno da E.E. Dom Benevides
Professores homenageados com a placa do Centenário

Professores, ex-diretores, convidados, poetas do Jornal Aldrava


Prefeito de Mariana, Dr. Roque Camêllo



ESCOLA ESTADUAL DOM BENEVIDES COMEMORA 100 ANOS DE FUNDAÇÃO


No dia 06 de julho de 2009, a Escola Estadual Dom Benevides comemorou 100 anos de fundação da primeira escola pública da cidade de Mariana. A festividade contou com a participação do prefeito municipal, Dr. Roque Camêllo e vice-prefeito, Zezinho Salete, além dos idealizadores do Projeto de recuperação do prédio da escola e da parte pedagógica, a artista plástica e ex-funcionária da escola, Andreia Donadon Leal, professor da UFOP, Dr. J.B. Donadon-Leal, as professoras do educandário e autoras do projeto de recuperação, Ana Cláudia Barreto Tavares, Maria da Conceição de Pinho Duarte, Maria do Carmo da Trindade, Maria Rita de Oliveira Carvalho e os parceiros da escola nos projetos de poesia: poetas do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e professora Hebe Rôla. A programação começou às 8:00 com missa, queima de fotos, descerramento da placa comemorativa ao Centenário, apresentação da Corporação Musical Banda XV de Novembro, inauguração da galeria de diretores, às 18:30: lançamento do Selo Comemorativo aos 100 anos da Escola, 19:30 : inauguração do site oficial da Escola Dom Benevides e homenagem aos funcionários e amigos da escola que prestaram relevantes serviços para a recuperação do prédio e realizaram projetos na escola.

A Escola Estadual Dom Benevides foi criada em 06 de julho de 1909 sob o decreto n° 2.572. Em 1914 recebeu a denominação de Grupo Escolar Dr. Gomes Freire e somente em 03/01/1931 o estabelecimento passou a denominar-se Grupo Escolar Dom Benevides. Em 08/05/1975 recebeu o nome de Escola Estadual Dom Benevides.
Segundo a ex-funcionária da escola, Andreia Donadon Leal, idealizadora do Projeto Centenário, (projeto apresentado em 2004): "se Mariana é destaque como cidade patrimônio nacional por manter preservados seus casarões coloniais, por ser a cidade mãe de Minas, a Escola Estadual Dom Benevides é uma das primeiras escolas de ensino público de Minas Gerais. Sua importância pode ser vista em nomes que frequentaram e frequentam seus bancos escolares e que se destacaram e se destacam em várias áreas de atuação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário